sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O doce perfeito

Ok. Uma torta holandesa é uma coisa divina. Tortas de cremes, com texturas densas e gostinho de manteiga no final são maravilhosas. Mas como nada é perfeito, elas tinham que ser também umas bombas calóricas. Daí vem essa história de doce perfeito: e se houvesse um doce que engordasse pouco, fosse feito de ingredientes saudáveis e delicioso, divino como os que engordam? Com um doce assim, eu poderia até incluí-lo na minha rotina, ou então comer bastante quanto tiver vontade de comer doces sem ter que compensar comendo menos depois.




Pois é, de tempos em tempos eu relembro essa idéia, de tentar pensar e encontrar um doce perfeito, e com ela na cabeça eu vou pra cozinha e tento fazer alguma coisa. Dessa vez foi essa cheesecake de limão:




Massa:


Triturar Cookies integrais no liquidificador até virarem uma farinha. Despejar essa farinha numa tigela e ir misturando bem aos pouquinhos uma água com gás dessas saborizadas, isso vai virar uma massa que deve ser colocada com os dedos em uma forma untada, forrando-a. Levar a forma ao forno pré-aquecido a 180º e deixar assar até que a massa endureça um pouco. Para ver isso, tirar a forma do forno e colocar os dedos para ver se ainda está fofo. Eu prefiro ela menos dura, mas torradinha também fica bom. Ainda dá pra esticar um pouco a borda da massa, saindo da forma e ir quebrando e provando, para ver se é hora de tirar ou não.


Recheio:


Esse não tem medidas, misturar no liquidificador ricota, sucralose, essência de baunilha, suco de limão, água quente e 1 colher de chá de ágar (gelatina) dissolvida em 1/2 copo de água e fervida por 1 min no microondas. Bater isso tudo (menos o ágar pronto, que tem que ser o último) no liquidificador parando para mexer muitas vezes. Adicionar a água aos poucos também, não pode ser muita senão vai virar um líquido, e não um creme, grosso e homogêneo. Paciência, vai batendo que vira creme.


Colocar o recheio na massa que já assou e esfriou, e geladeira até endurecer. Eu decorei com raspas de limão e mel.


Ela não é perfeita porque:


1) A massa ficou muito grossa, mas descobri que depois de forrar a forma com a massa, é preciso fazer uns furinhos nela com o garfo para que não se formem bolhas na massa ao assar. E mais: essa massa de biscoito é uma delícia, dá mesmo um toque na torta, mas pra um doce que engorde menos, forrar só a parte de baixo, sem as laterais, né?


2) Até mesmo pra que essa idéia de forrar só as laterais dê certo, é preciso encontrar a proporção ideal de gelatina a ser acrescentada no creme, para dar a consistência de corte, e fazer com que seja possível desenformar o doce. Vamos ver se nessa cheesecake eu acertei, quando eu partir a torta coloco uma foto, na tentativa anterior ficou mais próximo de um creme, sem consistência de corte;


[Acertar, eu não acertei não. Ficou muito duro, deixou de ser creme, parece até um queijo frescal. Ando pensando em tentar na próxima com a metade do ágar ou totalmente SEM ágar. ]


3) O creme de ricota está aprovado, fica com uma textura maravilhosa, mas, ainda quero tentar com queijo cottage, acredito que dê o mesmo efeito, e diminuiria muito as calorias do creme. O gosto de limão briga um pouco com o gosto de queijo. Então, se eu for fazer de limão denovo, vou pelo menos usar açúcar e não sucralose. Mas ainda falta descobrir o sabor ideal. O creme simples, só com essência de baunilha e açúcar ficou bom, mas também falta alguma coisa.



2 comentários:

  1. Hipoglicemia,

    Muito legal a cheesecake! A textura realmente ficou ótima! Dica de veterinária especialista em alimentos de origem animal: a ricota é menos calórica que o cottage. Sabe aquele "molho" que envolve os pedacinhos de queijo? 40% de gordura!!!! Para cortar calorias, lave o cottage... mas fica menos saboroso...
    Em relação à ricota, teoricamente, ela deveria ser feita só de soro de queijo. Só que, hoje em dia, é praticamente impossível encontrá-la, todas as marcas acrescentam leite integral (mais gordura = mais sabor). Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Uau! 40% de gordura naquela "águinha"??? Sei lá se vale a pena lavar, só do queijo ficar imerso naquilo já deve absorver um tantão de gordura, e se lavar tiraria o sabor ainda... Desisti do cottage, de qualquer forma é melhor mesmo porque a textura e o sabor da ricota são muito bons.

    Muito obrigada pela dica, ela vai fazer a diferença nas minhas próximas cheesecakes!

    ResponderExcluir