domingo, 13 de setembro de 2009

Bolo de Aniversário pra Tatiana Maria!


No início do ano Hipertensão me pediu pra fazer no aniversário dele um bolo molhadinho de côco, igual aos que ele pedia de aniversário e comia na casa da saudosa Oma dele. Com tudo refinado, nada integral, diferente de tudo o que eu estava acostumada a manusear. Tive que estudar antes, né?

Aí, descobri que esse é um bolo muito comum, com várias receitas na internet. Digita só no google, "bolo molhadinho gelado de côco", pra você ver. De qualquer forma, escolhi essa receita e fiz:
5 ovos
2 xic de farinha de trigo
2 xic de açúcar
1 xíc de leite fervendo
1/2 col sopa de fermento em pó


Separar claras, colocar na batedeira e bater na velocidade alta até ficarem picos firmes. Adicionar as gemas uma por uma sem parar de bater, adicionar o açúcar aos poucos e quando ele acabar diminuir a velocidade da batedeira, e cobrir com um pano, pois é hora de colocar a farinha que faz bagunça se não tiver pano. Colocou a farinha toda, devagar e mexeu bem? Hora do leite quente, e no fim, fermento. Despejat numa assadeira untada e enfarinhada e assar em forno médio 220º por uns 40 minutos. Bom, isso se você quiser fazer um bolo de tamanho normal, ou seja, um bolão! Eu, prefiro assar um bolinho na minha forminha meiga de fundo removível, e congelar o resto da massa numa vasilha de sorvete, pra comer crua e meus pais gostam de assar outros bolinhos dessa massa depois, em porções individuais. Assim, uma bomba, coisa de gente que resolveu sair do regime. E olha que ainda não acabou.

O resultado é uma massa bem aerada, com uns furões, que aceita bem a penetração de caldas líquidas, ou seja, para um bolo molhadinho gelado de côco, misture leite, leite de côco e leite condensado até ficar líquido, despeje em cima do bolo e fure ele todo com um palito, ou faca. Mas aqui, já que é pra sair do regime, eu aconselho empapar mesmo o bolo de calda, pra ele gelar e ficar impossível partir inteirinho. E esse foi o bolinho que fez a felicidade (nostálgica) do Hipertensão.

Aí veio o aniversário da Tatiana Maria. Uma pessoa que sempre tem um copo de nutella na cozinha. Um presente que ela goste?

A mesma massa, só que ao invés de calda de côco, dissolvi um pote de nutella em 2 dedos de leite, pra que ela pudesse ficar mais líquida e penetrar no bolo, molhando-o; sem perder o gosto bom que tem. Resultado, bolo molhado gelado de nutella. A foto partida não ficou muito boa, mas dá pra ver que a calda desceu, mas não molhou o bolo todo, repare nos pontos claros ainda com a cor da massa:

Pra ter um bolo TODO molhado, seria preciso dissolver a nutella em um pouco mais de leite, comentei com Tatiana Maria, mas ela disse que isso poderia fazer com que o sabor da nutella ficasse menos intenso, então deu graças a deus por eu ter feito assim mesmo.

Recomendo, é uma receita fácil, que suja pouca coisa e dá um resultado legal. No calor então, nem se fala!


Um comentário:

  1. Jesus, me abana, eu queeeeroooo!!!
    Já engordei 5 quilos só de olhar pra foto, mas acho que vale a pena, né não?!

    bêê tóó

    ResponderExcluir