sábado, 15 de agosto de 2009

Dulce de Leche e Bolinho de amendoim celíaco




Pra abrir o Blog, nada melhor do que um fim de semana como esse. Sabe quando tudo dá certo? Pois é. Foi melhor. Hipertensão tava desde o fim de semana passado namorando uma receita de doce de leite no livrinho de culinária Argentina da coleção da Folha de São Paulo.












E o doce ficou ótimo mesmo. Impressionante, no início parece leite com caramelo de açúcar, mas depois que esfria vira uma coisa de louco. Esta foto é o final, quando o Hipertensão já tava mexendo para esfriar com a panela de doce dentro da outra panela de água fria.




E pra fazer jus à um dulce de leche tão fino, fiz um bolo de amendoim que eu encontrei no site da Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil, porque a foto do bolinho no site me apeteceu horrores. (http://www.doencaceliaca.com.br/ligados_na_cozinha.htm) Agora que arrumamos uma batedeira, foi fácil. Mas o meu ficou mais com cara de bolo mesmo, o do site parece uma paçocona. Quando a gente tira do forno ele tá lindão, crescido e dourado. Aí ele esfria e vai murchando, desenforma automático, uma beleza. Repara só as beiradas na foto:






Depois é só passar a faca pra desgrudar uma ou outra partezinha e virar de lado a forma.




E, o Grand Finale:




Tem ainda a foto do corte, onde dá pra ver melhor a textura de bolo que deu:





Fino né? Pois é, a disciplina "Panificação e Confeitaria" tá fazendo um bem danado pros nossos fins de semana... Para Sofia coleguinha da Hipoglicemia segue receita do doce de leite:
um litro e meio de leite integral
1 fava de baunilha
e 300 g de açucar
Coloque o leite numa panela, acrescente o açucar, mexa até dissolver e junte a baunilha (pode ser umas gotas da essencia de balnilha).
Mexa até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar pronto.
Estará pronto quando colocar um pouco num prato frio e inclinado, o doce não escorrer.
Se quiser uma cor mais forte acrescente uma pitada de bicarbonato ao leite no inicio da preparação, isso ajuda tambem a não deixar o leite talhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário