sábado, 26 de setembro de 2009

Mousse de ioio-cream que ele escolheu

Segundo o site da marca, nutella faz parte das lembranças de infância de 9 entre 10 europeus. Mas aqui no Brasil, ela só apareceu há relativamente pouco tempo. Nas minhas lembranças de infância ( e de mais um tantão de gente da minha idade, ou idades próximas), figuram imagens de comerciais de ioio-cream e seu irmão sem graça, o amendocrem, o chocolate lolo que primeiro tentou fazer striptease e depois ganhou um nome americanizado pra vender mais (como se precisasse disso, hã!), aquela camiseta da hering que mudava de cor no sol - com o lulu santos cantando "lá vem o sol, tchurururu" - e que eu nunca vi ninguém ter; entre outras coisas que passavam no intervalo d' "os trapalhões".



O ioio-crem (ou cream, sei lá o nome de verdade do trem) passou anos na obscuridade e foi comprado pela Hershey's, mas nunca teve assim essa força toda que a tem nutella, que apareceu de repente pra tomar o mercado de assalto.



Semana passada teve supermercado e compramos os 2 - nutella pra fazer milk-shake e ioio-crem pra comer de colher, e sabe o que eu descobri? Prefiro ioio-cream do que nutella. Conheço gente que poderia me linchar por dizer isso, mas, de fato, essa é minha opinião. E eu sei lá se não tem um quê de submissão ao velho mundo na nossa idolatria por nutella ou um quê de pirraça nacionalista na minha adoração por ioio-crem (o que, aliás, já nem faz mais sentido porque agora ele é da Hershey's).



De qualquer forma, ioio-crem é bom porque tem também creme de chocolate branco, que eu sempre gostei médio, e, devido à influência do Hipertensão, passei a gostar muito. Ele sempre olha todas as embalagens da prateleira e escolhe o que tem a parte branca maior, apesar de eu achar que dá tudo no mesmo. Uns tempos atrás encontrei na padaria perto da minha casa uma nutella alternativa, da marca fugini, que vem em copinhos separados, e é possível comprar só o creme branco. O Hipertensão comeu, gostou, mas não comprou denovo. Por quê? Porque ioio-crem é mais gostoso!!!



Pois é, essa volta toda foi pra falar do mousse que fiz hoje de manhã: "Mousse ioio-crem que ele escolheu" porque tem a parte branca maior, mas como foi feito por mim, tem a parte preta mais alta, rsrsrs. E, que foi feito só de chantilly de caixinha com chocolate derretido, sem ioio-crem, porque ioio-crem é pra comer de colher. Ficou tosco, em termos de apresentação, e de preparação - ainda aguardo o email da coleguinha Fernanda, com a receita dela de mousse - mas achei a idéia legal, e na próxima faço mousse bem feito, e, de preferência casquinha de torta em volta, pra virar "Torta ioio-crem que ele escolheu".



A tosqueira da apresentação, foi compensada pelo resultado: "é que nem comer nuvem de chocolate branco" dizia o Hipertensão enfiando a quarta colerada de mousse na boca!

Receita de Mousse de Preguiçoso vr.02

2 caixinhas de creme de leite para chantilly

150g de chocolate preto

150g de chocolate branco

Derreta um chocolate de cada vez, em vasilhas separadas em banho maria. Deixe-os esfriando enquanto coloca o creme de leite na batedeira e bate em velocidade alta até ficar um creme consistente, a seu gosto, eu prefiro bem durinho, e misture o chantilly com o chocolate aos poucos e com delicadeza pra ele não pesar. Geladeira até endurecer mais e pronto.

2 comentários:

  1. Oi Coleguinhaaa, que saudaaade do ioiô-crem, eu adorava. Nunca mais comprei achando que não devia ser tão bom como antes,mas acho que agora vou arriscar... desculpe por causa da receita, mas estou sem internet desde ontem, então vou mandar a receita daqui a pouco, farô?! Ei, se sobrar desta mousse aí, leva pra nóis... hahaha

    bêê tóó

    ResponderExcluir
  2. Hummm eu tb prefiro o Io Io crem ...tem gostinho de infância, ainda mais se for comer de colher ou com tubbets.

    ResponderExcluir